terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Como melhorar seu humor através dos alimentos




De acordo com as crescentes pesquisas certos alimentos afetam a química cerebral. Estudos provam que os carboidratos acalmam o cérebro enquanto as proteínas deixam-os mais alerta. A composição alimentar e a química cerebral são ambas bastante complexas e só parcialmente compreendidas, mas existem algumas regras básicas que podem nos ajudar a manusear nosso humor com os alimentos.

A serotonina é a molécula cerebral que melhora nosso humor e nos  faz sentir mais relaxado. Os níveis de serotonina flutuam durante o dia, reduzindo-se no período da tarde. Na mulher os níveis de serotonina são mais baixos na última semana do ciclo menstrual, bem como nos meses de inverno, e é por isso que existem  pessoas que sofrem de depressão nesse período.

Os carboidratos, principalmente aqueles que estimulam a insulina, aumentam a serotonina por iniciar uma reação química que coloca mais triptofano, um aminoácido, dentro do cérebro. Os doces fazem muito bem este papel, bem como os alimentos ricos em amido. Quando uma pessoa  está estressada vai direto aos doces, tortas, pipoca e chocolate. Esta é uma forma de se medicar com alimentos e de se sentir melhor.

Mas não seriam os doces e pães ruins para nossa saúde? Há um consenso que em  pequenas quantidades na nossa dieta, estes produtos poderiam ajudar na melhora do humor. Pessoas alimentadas com batatas assadas sem manteiga ou pão com geléia em trinta minutos ficam calmas e relaxadas. Se nesta refeição de carboidratos incluir gordura, manteiga na batata ou batata frita, será necessário comer mais para sentir os mesmos efeitos, já que a gordura retarda a absorção do carboidrato, além de aumentar em demasia o valor calórico da refeição. Melhor alimentar-se sem a gordura.

Os alimentos protéicos fornecem outro aminoácido, a tirosina, que aumenta a produção de dopamina e norepinefrina. A dopamina e a norepinefrina tornam as reações mais rápidas e melhoram a capacidade mental. Então, para conseguir terminar uma leitura durante a noite será melhor comer uma salada do que comer uma lasanha.

O chocolate nos dá um relaxamento físico e emocional não apenas pelo açúcar (serotonina), pela gordura (endorfinas), cafeína e teobromina, componentes do chocolate, mas também pela presença de outra substância química conhecida por feniletilamina, encontrada em vários alimentos, que também eleva quimicamente a endorfina. Não há necessidade de comer muito chocolate para obter este efeito.

Então, esteja em equilíbrio com seu humor escolhendo o alimento certo para obter o efeito desejado. Este efeito é quase súbito. Grandes quantidades destes alimentos fatalmente levarão a ganho de peso e ao sentimento de culpa.

Alimentos com efeito calmante: pães e crackers com geléia; roscas doces; doces mais pesados; massa com molho de tomate; batatas assadas com salsicha.

Alimentos que beneficiarão o alerta mental: além do café, selecione alimentos com pouco amido; queijo cottage; atum, frango ou carne; ovos bem cozidos; frios de baixo teor de gordura como chester ou peito de peru.

Alimentos que melhoram o humor: pedaços de chocolate; chocolate quente; sorvete; iogurte gelado de baixo teor de gordura; biscoitos doces; pipoca doce ou caramelada.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A saúde dos cabelos





O cabelo segue um ciclo próprio, sem nenhuma ligação com as estações do ano. Não importa se é primavera ou verão, os fios vão continuar nascendo, caindo e crescendo constantemente. Fatores como a pílula anticoncepcional (durante a fase em que você está tomando e 3 meses após a interrupção), o período pós-parto, infecções em geral (como de garganta, dente e ginecológicas), o estresse e até alguns antidepressivos podem influenciar diretamente na saúde dos fios.

Veja outros mitos que podem atrapalhar a beleza dos fios:
Lavar diariamente acentua a queda: ao contrário. Lavar freqüentemente é saudável e, no caso dos cabelos oleosos, é praticamente indispensável para remover o excesso de gordura que se deposita no couro cabeludo.

Tingir os cabelos elimina a oleosidade: a gordura que os deixa oleosos vem da raiz e, portanto, a tintura não poderia interferir na quantidade de gordura produzida. O que acontece nesses casos é que o fio fica um pouco mais seco e, conseqüentemente, a oleosidade não é tão perceptível.

Dormir com a raiz úmida apodrece os fios: nesse caso, a recomendação é bem-vinda por que ir para a cama com a raiz molhada predispõe ao aumento de seborréia (calor do corpo + umidade). Resultado: a umidade pode piorar ainda mais os quadros do problema, que também influencia na queda dos cabelos.

Os produtos, tônicos e shampoos,  contendo extrato de jaborandi auxiliam na redução da queda dos cabelos, assim como os compostos vitamínicos específicos para o cabelo como o “Pill Food”. Porém, vale lembrar que esses produtos são auxiliares e não atuam propriamente na causa.

Quando a queda dos cabelos é bastante acentuada é necessário consultar  seu dermatologista.

Ao Phamacêutico São José dos Campos

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Suplementos alimentares: consumir ou não consumir?




Suplemento alimentar é toda e qualquer substância, que apresenta características de completar a atividade normalmente oferecida pelos alimentos ingeridos diariamente. É, em outros termos, aquilo que se acresce através de produtos nutrientes à alimentação básica.

Muitos estudos epidemiológicos apontam para benefícios de certos alimentos, mas o consumo de nutrientes, de forma isolada, não está atingindo os resultados esperados. Ainda se está no início dos estudos sobre o uso de altas doses de nutrientes alimentares.

Não é aconselhável precipitar-se, em campanhas de promoção de saúde, desconsiderando-se possíveis efeitos adversos no uso de nutrientes isolados e em altas concentrações. Alguns estudos, no entanto, apontam um lado positivo da suplementação. É o caso da suplementação com cálcio e vitamina D em relação à saúde óssea, ômega-3 e doenças cardiovasculares e o caso da glucosamina e condroitina em relação à osteoartrite. A atitude de se consumir, diariamente, polivitamínicos é uma atitude de risco.

A questão é não radicalizar a posição contrária em relação aos suplementos, deve-se buscar o uso razoável dos mesmos e avaliar que a alimentação, mesmo sem os possíveis efeitos adversos dos suplementos, também envolve muitos riscos para o organismo humano, quando praticada de forma desequilibrada e inadequada.

Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais - SBAF
Fonte: nutraingredients.com / USA

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Ganhe um protetor solar da linha DENSUS TRATA!



Concorra a PROTETOR SOLAR DA LINHA DENSUS TRATA!
É só CURTIR a fan page e você já está concorrendo.

O PROTETOR SOLAR FPS 30 protege e trata sua pele. Não é oleoso, tem um toque seco e oferece proteção solar com TINOSSORB M

Regulamento
- O sorteio terá apenas 01 ganhador.
- As inscrições devem ser feitas até 22/02/2013.
- O sorteio será realizado no dia 22/02/2013.
- Resultado será apresentado no dia 23/02/2013 na fan page www.facebook.com/aoph.sjc.
Para participar da promoção - É só CURTIR a Fan Page www.facebook.com/aoph.sjc

Prêmio:- 01 PROTETOR SOLAR FPS 30 da linha Densus Trata

Da retirada do prêmio
- O vencedor terá o seu nome divulgado na fan page www.facebook.com/aoph.sjc.
- Deverá ligar para a unidade Ao Pharmacêutico de São José dos Campos 12 3921 5099 e agendar a retirada.
- O prazo para retirar o prêmio é de 5 dias após a divulgação do nome. Se ninguém se manifestar, após esse período será realizado um novo sorteio.
ESSA PROMOÇÃO É EXCLUSIVA DA UNIDADE AO PHARMACÊUTICO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Tabela de Alimentos Funcionais




Dando continuidade a nossa matéria que falou dos alimentos funcionais, a seguir, uma tabela dos alimentos mais investigados pela ciência: 

COMPONENTES
ATIVOS
PROPRIEDADES BENÉFICAS
ALIMENTOS FUNCIONAIS QUE CONTÉM O COMPONENTE
Isoflavonas
Ação estrogênica, reduz sintomas da menopausa
Soja e derivados
Proteínas de soja
Reduz níveis de colesterol
Soja e derivados
Ácidos graxos ômega-3 (EPA e DHA)
Redução do LDL-colesterol; ação antiinflamatória.
Sardinha, salmão, atum, anchova, arenque
Acido linolênico
Estimula sistema imunológico e tem ação antiinflamatória
Óleos de linhaça, colza, soja; nozes e amêndoas
Catequinas
Reduz do colesterol e estimula sistema imunológico.
Chá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto
Licopeno
Ação antioxidante e reduz
  níveis de colesterol
Tomate, goiaba e pimentão vermelhos, melancia
Flavonóides
Atividade vasodilatadora, antiinflamatória e antioxidante
Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja, salsa
Flavonóides
Atividade vasodilatadora, antiinflamatória e antioxidante
Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja, salsa
Fibras solúveis e insolúveis
Favorece a função intestinal, controle da glicemia e auxilia no tratamento da obesidade, 
Cereais, leguminosas e hortaliças
Prebióticos - frutooligossacarídeos, inulina
Ativam a microflora intestinal, favorecendo o funcionamento do intestino
Extraídos de vegetais como raiz de chicória e batata yacon
Sulfetos alílicos (alil sulfetos)
Redução do colesterol, pressão sanguínea, melhora do sistema imunológico
Alho e cebola
Tanino
Antioxidante, anti-séptico, vaso-constritor
Maçã, sorgo, manjericão, manjerona, salvia, uva, caju, soja
Probióticos - Bífidobacterias e Lactobacilos
Favorecem as funções gastrointestinais
Iogurtes e outros produtos lácteos fermentados


Fonte: Baseado publicação da Dra Jocelem Mastrodi Salgado Pesquisadora e Profa Titular ESALQ / USP - Piracicaba/ S.P. Presidente e Fundadora da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais - SBAF.


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Alimentos Funcionais – Prá que servem?



 Alimento funcional é aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica. 


A eficácia e segurança desses alimentos devem ser asseguradas por estudos científicos. 

Os alimentos funcionais apresentam componentes ativos capazes de prevenir doenças ou reduzir o risco de doenças cardiovasculares, câncer, hipertensão, diabetes, doenças inflamatórias, intestinais, certas afecções reumáticas, Mal de Alzheimer, entre outras. 

Quando consumidos em sua forma natural, ou seja, na forma de alimento, não apresentam contra indicações.  

A eficácia desses alimentos depende de uma dieta equilibrada. Isto quer dizer que, se a pessoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela somente terá resultados positivos, se associá-lo a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.

Ao Pharmacêutico - São José dos Campos
Farmácia de Manipulação e Homeopatia
12 3921 5099

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Visão, Missão, Valores, Respeito e Transparência.


Visão, Missão, Valores, Ética, Respeito e Transparência!
Hoje queremos compartilhar com vocês nossas crenças e valores.
São 30 anos de compromisso e aprimoramento constantes.

Obrigado a todos que nos ajudaram a construir essa história.

Ao Pharmacêutico - São José dos Campos-SP