Suplemento alimentar é toda e qualquer substância, que apresenta características de completar a atividade normalmente oferecida pelos alimentos ingeridos diariamente. É, em outros termos, aquilo que se acresce através de produtos nutrientes à alimentação básica.
Muitos estudos epidemiológicos apontam para benefícios de certos alimentos, mas o consumo de nutrientes, de forma isolada, não está atingindo os resultados esperados. Ainda se está no início dos estudos sobre o uso de altas doses de nutrientes alimentares.
Não é aconselhável precipitar-se, em campanhas de promoção de saúde, desconsiderando-se possíveis efeitos adversos no uso de nutrientes isolados e em altas concentrações. Alguns estudos, no entanto, apontam um lado positivo da suplementação. É o caso da suplementação com cálcio e vitamina D em relação à saúde óssea, ômega-3 e doenças cardiovasculares e o caso da glucosamina e condroitina em relação à osteoartrite. A atitude de se consumir, diariamente, polivitamínicos é uma atitude de risco.
A questão é não radicalizar a posição contrária em relação aos suplementos, deve-se buscar o uso razoável dos mesmos e avaliar que a alimentação, mesmo sem os possíveis efeitos adversos dos suplementos, também envolve muitos riscos para o organismo humano, quando praticada de forma desequilibrada e inadequada.
Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais - SBAF
Fonte: nutraingredients.com / USA

Nenhum comentário:
Postar um comentário