quinta-feira, 20 de março de 2014

Prefira água a suco ao tomar remédios




Tomar remédio acompanhado de suco de frutas como grapefruit (toranja), maçã ou laranja pode prejudicar a absorção de medicamentos e até anular completamente os seus efeitos.

O alerta partiu do professor de farmacologia David Bailey, da Universidade de Western Ontário, no Canadá. Vinte anos atrás, Bailey descobriu que o suco de toranja aumentava drasticamente a absorção do medicamento felodipina, usado para tratar pressão alta, provocando overdoses perigosas.

Depois disso, outros pesquisadores concluíram que o suco da fruta tinha o mesmo efeito sobre quase 50 medicamentos. Como resultado, muitos remédios hoje carregam advertências sobre sua ingestão com sucos.

Nessa pesquisa, a equipe de Bailey deu a voluntários saudáveis fexofenadina, um anti-histamínico usado para combater alergias. Alguns tomaram o remédio acompanhado de um copo de suco de toranja, outros com água pura.

Entre o grupo que tomou o medicamento acompanhado do suco, apenas metade do remédio foi absorvida, em comparação com os voluntários que beberam água pura. Essa diferença pode ser crucial no tratamento. Segundo a pesquisa, os sucos de toranja, maçã e laranja também deram mostras de diminuir a absorção da etoposida, um agente usado nos tratamentos contra câncer; alguns bloqueadores beta usados no tratamento de pressão alta e prevenção de ataques cardíacos (atenolol, celiprolol, talinolol); ciclosporina, usada para tratar a rejeição a órgãos transplantados, e alguns antibióticos.

Por isso, o cientista aconselha os pacientes a sempre ingerir os remédios com um copo de água, em vez de suco ou outro tipo de bebida.



Fonte
: (Estado de Minas - MG)
Ao Pharmacêutico SJC
Farmácia de Manipulação e Homeopatia
12 3921 5099 | Praça Elza Ferreira Rahal, 63
Jardim São Dimas - São José dos Campos-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário