sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Feliz 2014


Que em 2014 possamos continuar juntos!
Obrigado por sua presença em 2013. 
Já são 30 anos de história.

FELIZ 2014!


Ao Pharmacêutico SJC

Farmácia de Manipulação e Homeopatia
12 3921 5099 | Praça Elza Ferreira Rahal, 63
Jardim São Dimas - São José dos Campos-SP

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Porque o limão queima a pele?




A exposição ao sol após o contato com o limão ou qualquer fruta ácida e algumas plantas, provoca manchas na pele com tonalidades marrons.

Tais manchas são causadas por uma manifestação alérgica denominada fitofotomelanose e ocorrem principalmente nas mãos, braço e boca (locais mais propensos ao contato).

As manchas são provocadas por causa do elemento chamado bergapteno, presente nas cascas, raízes e frutas verdes que é absorvido pela pele. Ao entrar no organismo, essa substância absorve grande quantidade de radiação solar que provoca inflamações na pele.

As manchas podem ter tamanho e coloração variada de acordo com a quantidade do suco em contato com a pele.

Existem casos em que a quantidade do suco é tão grande que atinge a camada mais profunda da pele (a derme) e provoca manchas avermelhadas e bolhas. Normalmente, essas manchas tendem a desaparecer com o passar do tempo.

Porém, se porventura as manchas não apresentarem nenhuma modificação quanto ao clareamento, é recomendável buscar orientação médica para a aplicação de cremes que poderão auxiliar no tratamento.

É importante a utilização de protetor solar na região afetada, para que a mancha não se torne permanente na pele.

 Ao manusear frutas e sucos ácidos e ainda plantas, é imprescindível a lavagem das mãos e regiões próximas para evitar o aparecimento de tais manchas. A lavagem deve ser muito bem feita, pois se superficial ainda sim o suco consegue manchar a pele.



Ao Pharmacêutico SJC
Farmácia de Manipulação e Homeopatia
12 3921 5099 | Praça Elza Ferreira Rahal, 63
Jardim São Dimas - São José dos Campos-SP
Fonte: Mundo Educação » Curiosidades » Por que o limão queima a pele?

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Faça a diferença, supere limites!


Que 2014 seja o ponto 

de partida para novas 
descobertas e fantásticas 
realizações!

Faça a diferença, supere seus limites!

Feliz Natal!

Ao Pharmacêutico SJC
Farmácia de Manipulação e Homeopatia
12 3921 5099 | Praça Elza Ferreira Rahal, 63
Jardim São Dimas - São José dos Campos-SP

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Cuidados com medicamentos e procedimentos médicos durante a gravidez



Dúvidas relacionadas à permissão ou à proibição do uso de qualquer tipo de medicamento e de determinados procedimentos médicos ou dentários são bastante comuns durante a gravidez e na fase de amamentação.

Durante a gravidez, a mulher precisa ter certos cuidados especiais com relação à radiografia, anestesia local e ao uso de certos fármacos.

Segundo a ginecologista e obstetra Nilvane Trindade Secron, a alteração genética é provavelmente a causa mais comum de teratogênese (má-formação ou problemas de crescimento e desenvolvimento do feto). Em segundo lugar, está a ingestão de medicamentos "nocivos".

Isso se deve ao fato de que a maioria dos medicamentos e determinadas substâncias químicas atravessam a placenta, atingindo a circulação fetal. O primeiro trimestre, durante o período embriogênico, compreendido entre a segunda e a décima semana, é extremamente delicado. É nessa fase que ocorrem as principais transformações embriológicas, chamadas de organogênese, ou seja, a formação dos órgãos, isto é, a cabeça, o abdômen, os braços e as pernas, além do sistema neurológico, incluindo o cérebro e a medula espinhal, os sistemas circulatório e gastrintestinal básico (boca e dentes) e um sistema respiratório rudimentar. Quando uma mulher estiver usando alguma medicação e tiver suspeita de gravidez, deve comunicar imediatamente o seu médico para ver a possibilidade de suspender o remédio.
A agência americana FDA (Food and Drug Administration) classifica em cinco categorias (A, B, C, D e X), crescentemente, de acordo com o grau de riscos à gestação, tomando por base, predominantemente, o primeiro trimestre de gravidez. São elas: 
A. Estudos em mulheres não demonstraram risco para o feto no primeiro e demais trimestres; 

B. Estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas não há estudos no ser humano;

C. Relatos em animais revelaram efeitos adversos no feto. Não há estudos controlados em mulheres e animais. As drogas devem ser ministradas somente se o benefício justificar o potencial teratogênico;

 D. Há evidência positiva de risco fetal e humano, porém os benefícios do uso em gestantes podem ser aceitáveis;

 X. Estudos em animais ou seres humanos revelaram efeitos deletérios sobre o feto que ultrapassam os benefícios.

De acordo com esta classificação, os medicamentos da categoria D devem ser administrados com cautela desde que não haja outra opção de tratamento. Já os da categoria

X não devem ser usados em nenhuma hipótese.
Segundo Dra. Nilvane, existem algumas drogas que devem ser evitadas durante todo o período gestacional, como a Isotretinoína (Roacutan), usada para o tratamento de acne, que é altamente teratogênica, devendo ser mantido o método anticoncepcional por trinta dias após a suspensão da droga. Também devem ser evitados, durante toda a gestação e amamentação, os antibióticos à base de tetraciclinas, pois além de provocarem descoloração do esmalte dentário na primeira dentição (entre o 4º e 5º mês de gestação), podem levar a parto prematuro e até óbito intrauterino.  Segundo a médica, sempre que necessário a gestante deve ser tratada. O uso de analgésicos e antitérmicos em doses adequadas e orientadas por um médico pode ser feito por um período curto. Quanto ao uso de antibióticos é preferível derivados da penicilina, desde que a gestante não seja alérgica.

Já o tratamento odontológico, ele pode ser feito durante a gravidez, desde que tomados os devidos cuidados, como proteção com avental de chumbo, para o caso de Raios-X e anestesia própria para gestantes (sem adrenalina). A visita ao dentista é importante na gestação, pois os dentes ficam mais frágeis e a gengiva mais sensível, o que pode ocasionar, com maior facilidade, processos inflamatórios (gengivites), que podem levar a futura mamãe a contrair infecções em outros órgãos, e em alguns casos, ser até causa de abortamento.

Mas, os procedimentos que não são considerados urgentes devem ser realizados após o parto, como implantes dentários, colocação de aparelhos e correção, coroas, entre outros.

Durante a amamentação a mulher deve tomar os mesmos cuidados que durante a gestação, uma vez que as drogas podem passar para o leite materno. Por isso, tanto a gestante como a lactante devem sempre procurar a orientação médica e nunca se automedicar.




Fonte: Simone Vieten - Publicação: Dezembro 2006 - http://www.alobebe.com.br
Ao Pharmacêutico SJC
Farmácia de Manipulação e Homeopatia
12 3921 5099 | Praça Elza Ferreira Rahal, 63
Jardim São Dimas - São José dos Campos-SP

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A porta do lado por Dráuzio Varella



Em entrevista dada pelo médico Dráuzio Varella, disse ele que a gente tem um nível de exigência absurdo em relação à vida, que queremos que absolutamente tudo dê certo, e que, às vezes, por aborrecimentos mínimos, somos capazes de passar um dia inteiro de cara amarrada. E aí, ele deu um exemplo trivial, que acontece todo dia na vida da gente...

É quando um vizinho estaciona o carro muito encostado ao seu na garagem (ou pode ser na vaga do estacionamento do shopping).
Em vez de simplesmente entrar pela outra porta, sair com o carro e tratar da sua vida, você bufa, pragueja, esperneia e estraga o que resta do seu dia. Eu acho que esta história de dois carros alinhados, impedindo a abertura da porta do motorista é um bom exemplo do que torna a vida de algumas pessoas melhor, e de outras, pior.

Tem gente que tem a vida muito parecida com a de seus amigos, mas não entende por que eles parecem ser tão mais felizes. Será que nada dá errado pra eles?
Dá aos montes.

Só que, para eles, entrar pela porta do lado, uma vez ou outra, não faz a menor diferença. O que não falta neste mundo é gente que se acha o “último biscoito do pacote”. Que audácia contrariá-los! São aqueles que nunca ouviram falar em saídas de emergência: fincam o pé, compram briga e não deixam barato.

Alguém aí falou em complexo de perseguição?

Justamente. O mundo versus eles. Eu entro muito pela outra porta, e às vezes saio por ela também. É incômodo, tem um freio de mão no meio do caminho, mas é um problema solúvel.

E como esse, a maioria dos nossos "problemões" pode ser resolvido assim, rapidinho. Basta um telefonema, um e-mail, um pedido de desculpas, um deixar barato. Eu ando deixando de graça...

Prá ser sincero, vinte e quatro horas têm sido pouco prá tudo o que eu tenho que fazer, então não vou perder ainda mais tempo ficando mal-humorado. Se eu procurar, vou encontrar dezenas de situações irritantes e gente idem; pilhas de pessoas que vão atrasar meu dia.

Então eu uso a "porta do lado" e vou tratar do que é importante de fato. Eis a chave do mistério, a fórmula da felicidade, o elixir do bom humor, a razão por que parece que tão pouca coisa na vida dos outros dá errado."

Quando os desacertos da vida ameaçarem o seu bom humor, não estrague o seu dia... Use a porta do lado e mantenha a sua harmonia. Lembre-se, o humor é contagiante - para o bem e para o mal - portanto, sorria, e contagie todos ao seu redor com a sua alegria.

A "Porta do lado" pode ser uma boa entrada ou uma boa saída...
Experimente!


Ao Pharmacêutico SJC
Farmácia de Manipulação e Homeopatia
12 3921 5099 | Praça Elza Ferreira Rahal, 63
Jardim São Dimas - São José dos Campos-SP

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Sentimentos literalmente à flor da pele




A dermatologia ganhou uma importante aliada no tratamento de diversas doenças de pele, como herpes, psoríase e vitiligo: a psicologia. Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a causa dos problemas de pele de nada menos do que um em cada três pacientes é emocional — como estresse, ansiedade e depressão.

O fenômeno já ganhou até nome: psicodermatose, que é toda doença de pele causada por um componente psicológico.

Se o indivíduo tiver predisposição genética, qualquer momento de estresse, como a demissão no trabalho ou a separação dos pais, por exemplo, pode desencadear reações como acne, vitiligo ou psoríase.

As pessoas somatizam os momentos de tensão das mais diferentes formas. Dois exemplos clássicos de psicodermatose são o da estudante que tem acne bem às vésperas do vestibular e do funcionário que sofre com herpes labial quando perde o emprego. 


Laço antigo: Esse laço entre pele e sistema nervoso existe desde o ventre materno. No embrião, as duas estruturas são formadas a partir do mesmo elemento, o folheto ectodérmico.

O desafio da ciência tem sido entender como essa relação continua. Sabe-se, por exemplo, que o estresse e a ansiedade podem facilitar a liberação de hormônios como adrenalina e cortisona, que atuam sobre glândulas sebáceas e alteram a oleosidade da pele. Há também um neurotransmissor chamado alfa-MSH, que funciona como antiinflamatório na pele. Sua produção é coordenada pelo sistema nervoso central.


Psicólogo é fundamental: O ideal é que o tratamento seja multidisciplinar. Afinal, é o psicólogo que vai ensinar ao paciente como enfrentar a real causa daquele problema.

Quando não é detectado e, principalmente, tratado a tempo, o problema pode evoluir para quadros de automutilação.

O impacto do estresse na vida de uma pessoa é individual. Tudo depende da maneira como ela vai administrar o baque. A grande maioria nem desconfia que aquele problema de pele seja causado por falta de dinheiro ou aborrecimento no trabalho.

Nestes casos, cremes e pomada só surtirão efeito se integrados a outros tratamentos, como terapias em grupo ou remédios para depressão.


Ao Pharmacêutico SJC
Farmácia de Manipulação e Homeopatia
12 3921 5099 | Praça Elza Ferreira Rahal, 63

Jardim São Dimas - São José dos Campos-SP

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

UM SUCO VAI BEM!



* Os sucos não são remédios, mas são alimentos puros e nutritivos que oferecem ao nosso corpo vitaminas e sais minerais que necessitamos para nos manter saudáveis.

* Sucos frescos quando ingeridos imediatamente depois de serem feitos, contém cerca de 95% do valor alimentício da fruta ou hortaliça.

* Os sucos devem ser ingeridos assim que ficarem prontos. Armazená-los na geladeira, para consumo posterior, pode ocasionar a perda de parte ou da totalidade do seu valor nutritivo.

* O suco de duas maçãs, uma laranja ou cinco cenouras e um pedaço de gengibre ajuda a prevenir resfriados.


Ao Pharmacêutico SJC
Farmácia de Manipulação e Homeopatia
12 3921 5099 | Praça Elza Ferreira Rahal, 63
Jardim São Dimas - São José dos Campos-SP

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Os sete pecados que prejudicam a pele


1. Não usar filtro solar. Seu uso é essencial para a proteção, ajudando na prevenção ao câncer de pele.

2. Não retirar a maquiagem para dormir. Este hábito causa obstrução dos poros, acne, envelhecimento precoce, além de deixar a pele opaca e sem brilho.

3. Ingerir alimentos gordurosos com muita freqüência. A saúde da pele está intimamente ligada ao bom funcionamento do aparelho digestório.

4. Estresse. Fatores emocionais criam pontos de tensão na pele, ocasionando rugas e acentuando as linhas de expressão.

5. Não tomar água. O corpo é formado por 70% de água, e todas as funções vitais do organismo necessitam dessa substância. A pele é o órgão que mais sente os efeitos da desidratação.

6. Tomar banhos com água muito quente. Este hábito elimina a lubrificação natural da pele, predispondo às doenças da pele. Para quem tem pele oleosa, não é recomendável lavar o rosto com sabonete comum várias vezes ao dia.

7. Não fazer uso de hidratantes. Esses produtos adiam o aparecimento de rugas e devem ser usados de acordo com cada tipo de pele.



Ao Pharmacêutico SJC
Farmácia de Manipulação e Homeopatia
12 3921 5099 | Praça Elza Ferreira Rahal, 63
Jardim São Dimas - São José dos Campos-SP

Fonte: Marilise Pinheiro da Cunha, diretora do Centro de Educação Profissional Martinus/ O Dia – RJ/
Folha de São Paulo - SP

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O Urso Faminto

Certa vez um urso perambulava na floresta em busca de alimentos.
A época era de escassez, porém, seu faro aguçado sentiu cheiro de comida e o conduziu a um acampamento de caçadores.

Ao chegar lá, o urso percebendo que o acampamento estava vazio, foi até a fogueira ardendo em brasas, e dela tirou um panelão de comida.

Quando a tina já estava fora da fogueira, o urso a abraçou com toda a força e enfiou a cabeça dentro dela, devorando tudo. Enquanto abraçava a panela, começou a perceber algo lhe atingindo. Na verdade, era o calor da tina...Ele estava sendo queimado nas patas, no peito e por onde mais a panela lhe encostava.

O urso nunca havia experimentado aquela sensação e, então, interpretou as queimaduras no seu corpo como uma coisa que queria lhe tirar a comida.
Começou a urrar muito alto. E, quanto mais alto rugia, mais apertava a panela contra seu imenso peito. Quanto mais a tina quente lhe queimava, mais ele a apertava contra seu corpo e mais alto ainda rugia.

Quando os caçadores chegaram ao acampamento, encontraram o urso morto e recostado a uma árvore, próxima à fogueira, segurando a tina de comida.

Quando terminei de ouvir esta história de um mestre percebi que, em nossas vidas, por muitas vezes, abraçamos certas coisas que julgamos importantes.

Algumas delas nos fazem gemer de dor, nos queimam por fora e por dentro, mas, mesmo assim, ainda as julgamos importantes. Temos medo de abandoná-las, e esse medo nos coloca numa situação de sofrimento e desespero.

Apertamos essas coisas contra nossos corações e terminamos derrotados por algo que tanto protegemos, acreditamos e defendemos.

Para que tudo dê certo em sua vida é necessário reconhecer, em certos momentos, que nem sempre o que parece salvação vai lhe dar as condições de prosseguir.

Tenha a coragem e a visão que o urso não teve.

Tire do seu caminho tudo aquilo que faz o seu coração arder.
SOLTE A PANELA!


Leila Marcon

Ao Pharmacêutico SJC
Farmácia de Manipulação e Homeopatia
12 3921 5099 | Praça Elza Ferreira Rahal, 63
Jardim São Dimas - São José dos Campos-SP




terça-feira, 3 de dezembro de 2013

FÉ FAZ BEM À SAÚDE


          Estudo revela que pessoas com bem-estar espiritual baixo têm duas vezes mais chance de desenvolver depressão.

Segundo o ditado popular, a fé move montanhas e, de acordo com uma pesquisa da Unifesp e da Universidade Católica de Pelotas, ela também diminui o índice de doenças como a depressão.

A pesquisa foi feita com 464 universitários dos cursos de medicina e direito, aos quais foram aplicados questionários investigando aspectos sócio-demográficos, práticas religiosas e fatores produtores de estresse. Dos estudantes pesquisados, 80% afirmaram possuir alguma crença espiritual ou religião.

A partir das análises dos pesquisadores, o estudo concluiu que o bem-estar espiritual está diretamente relacionado à freqüência de práticas espirituais. “Indivíduos com bem-estar espiritual baixo e moderado apresentaram o dobro de chances de possuir transtornos psiquiátricos menores”, diz a pesquisa.

Esse aspecto espiritual é definido como sendo o “conjunto de todas as emoções e convicções de natureza não material, com a suposição de que há mais no viver do que pode ser percebido ou plenamente compreendido, remetendo a questões como o significado e sentido da vida, não se limitando a qualquer tipo específico de crença ou prática religiosa”.

Os autores lembram que a literatura médica vem destacando as evidências de que a espiritualidade seria um fator de proteção do organismo, tanto em questões de ordem médica, quanto em problemas da área psicológica, bem como em situações relativas ao campo da educação: “Em pacientes idosos com câncer, o bem-estar espiritual representou um fator de proteção, estando relacionado a atitudes positivas de combate à enfermidade”, dizem.

De acordo com a pesquisa, “a vivência de ter sentido e a satisfação na vida, originados da prática da espiritualidade, possibilitam ao indivíduo um recurso interno para  e entendimento de situações existenciais críticas, como as que ocorrem quando a pessoa fica doente. Assim, os pesquisadores recomendam o incentivo à prática de atividades espirituais.

Ao Pharmacêutico SJC
Farmácia de Manipulação e Homeopatia
12 3921 5099 | Praça Elza Ferreira Rahal, 63
Jardim São Dimas - São José dos Campos-SP




Fonte: Agência Notisa
www.notisa.com.br

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Kit banho e massagem black




Além de um aroma único, suave e delicioso, o hidratante perfumado Black vem em uma embalagem linda.
Um design moderno e sofisticado.

Kevin Nichols, para usar, abusar e presentear! 


Ao Pharmacêutico SJC
Farmácia de Manipulação e Homeopatia
12 3921 5099 | Praça Elza Ferreira Rahal, 63
Jardim São Dimas - São José dos Campos-SP