quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Sentimentos literalmente à flor da pele




A dermatologia ganhou uma importante aliada no tratamento de diversas doenças de pele, como herpes, psoríase e vitiligo: a psicologia. Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a causa dos problemas de pele de nada menos do que um em cada três pacientes é emocional — como estresse, ansiedade e depressão.

O fenômeno já ganhou até nome: psicodermatose, que é toda doença de pele causada por um componente psicológico.

Se o indivíduo tiver predisposição genética, qualquer momento de estresse, como a demissão no trabalho ou a separação dos pais, por exemplo, pode desencadear reações como acne, vitiligo ou psoríase.

As pessoas somatizam os momentos de tensão das mais diferentes formas. Dois exemplos clássicos de psicodermatose são o da estudante que tem acne bem às vésperas do vestibular e do funcionário que sofre com herpes labial quando perde o emprego. 


Laço antigo: Esse laço entre pele e sistema nervoso existe desde o ventre materno. No embrião, as duas estruturas são formadas a partir do mesmo elemento, o folheto ectodérmico.

O desafio da ciência tem sido entender como essa relação continua. Sabe-se, por exemplo, que o estresse e a ansiedade podem facilitar a liberação de hormônios como adrenalina e cortisona, que atuam sobre glândulas sebáceas e alteram a oleosidade da pele. Há também um neurotransmissor chamado alfa-MSH, que funciona como antiinflamatório na pele. Sua produção é coordenada pelo sistema nervoso central.


Psicólogo é fundamental: O ideal é que o tratamento seja multidisciplinar. Afinal, é o psicólogo que vai ensinar ao paciente como enfrentar a real causa daquele problema.

Quando não é detectado e, principalmente, tratado a tempo, o problema pode evoluir para quadros de automutilação.

O impacto do estresse na vida de uma pessoa é individual. Tudo depende da maneira como ela vai administrar o baque. A grande maioria nem desconfia que aquele problema de pele seja causado por falta de dinheiro ou aborrecimento no trabalho.

Nestes casos, cremes e pomada só surtirão efeito se integrados a outros tratamentos, como terapias em grupo ou remédios para depressão.


Ao Pharmacêutico SJC
Farmácia de Manipulação e Homeopatia
12 3921 5099 | Praça Elza Ferreira Rahal, 63

Jardim São Dimas - São José dos Campos-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário