terça-feira, 5 de novembro de 2013

Homeopatia: a cura através do semelhante



A Homeopatia ou Homeoterapia é um método de tratamento medicamentoso que se baseia na lei dos semelhantes.

Essa lei tem como base a experiência no homem são.
Samuel Hahnemann, médico alemão, descobridor da Homeopatia em 1796, achou que essa era a melhor forma de se conhecer a verdadeira ação de uma substância, e começou experimentando em si mesmo.

Hahnemann estava saudável e tomou um preparado com uma substância chamada China e sentiu uma série de sintomas semelhantes àqueles da febre intermitente (malária).

Ele já sabia que a China curava malária. Então ele pensou: será que a China cura a malária devido ao fato de provocar sintomas semelhantes no homem são?

Foi a essa conclusão que chegou depois de inúmeras experiências e foi assim que criou a lei dos semelhantes, que é a base da homeopatia: uma substância capaz de provocar um quadro de sintomas  em um homem saudável é capaz de curar um doente que apresenta sintomas semelhantes.

Os medicamentos homeopáticos têm sua origem em três diferentes reinos: animal, mineral e vegetal e têm um preparo especial.

A partir da matéria prima originada de um desses reinos prepara-se uma tintura concentrada chamada de tintura mãe. Essa tintura-mãe passa por uma seqüência de diluições seguidas de dinamizações.

Dinamização é o nome que se dá a um movimento físico executado na preparação do medicamento que funciona com um ativador da capacidade curativa da matéria prima.

Os nomes dos medicamentos são escritos em latim, daí certas pessoas os acharem estranhos.

Hahnemann foi um verdadeiro revolucionário, pois não satisfeito com a medicina da época, passou a viver de traduções de livros, sendo conhecedor de várias línguas; era profundamente culto e desde os 12 anos falava e ensinava grego e latim. Aos 24 já era médico. 

Hahnemann publicou várias obras de Homeopatia, tendo sido considerado um gênio, combatendo o uso indiscriminado de medicamentos feito em sua época. Formou inúmeros discípulos.

No Brasil, a Homeopatia foi introduzida em 1840 por um grande homeopata francês, Benoit Mure, que chegou ao Rio de Janeiro no dia 21 de novembro, daí ser esta data comemorada como o "Dia da Homeopatia".

A Homeopatia é considerada uma especialidade terapêutica e não parte da medicina alternativa, sendo reconhecida pela Associação Médica Brasileira.

A formação do médico homeopata necessita de um curso de Pós-Graduação com duração de três anos. 

Atualmente temos inúmeros profissionais médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos homeopatas distribuídos por todo o Brasil. Os conhecimentos dos medicamentos estão cada vez mais ampliados e, muitas substâncias estão sendo pesquisadas.

O médico homeopata precisa fazer um bom estudo de cada doente, analisando todos os seus sintomas, individualizando cada caso, a fim de encontrar o medicamento adequado. Por isso é sempre importante consultar um médico homeopata para se obter uma indicação de um medicamento eficaz e não fazer uso de automedicação.

AO PHARMACÊUTICO - SJC
Farmácia de Manipulação e Homeopatia
12 3921 5099 | Praça Elza Ferreira Rahal, 63
Jardim São Dimas - São José dos Campos-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário