terça-feira, 20 de agosto de 2013

A utilização de medicamentos na Terceira Idade



O comportamento das substâncias químicas no organismo das pessoas idosas é diferente daquele que ocorre nos jovens e muitas vezes produzem efeitos indesejáveis.

Na terceira idade o organismo está mais sujeito aos efeitos colaterais dos remédios e freqüentemente apresentam novos sintomas decorrentes da medicação, o que pode confundir o quadro clínico.

Há uma tendência ao acúmulo das substâncias no organismo, devido à digestão e, principalmente, a absorção estarem com algum comprometimento. A existência de determinados distúrbios, como a insuficiência renal, por exemplo, pode acentuar esta tendência.

Geralmente, na terceira idade a utilização de medicamentos é bastante freqüente. Por isso, a automedicação ou o uso contínuo de remédios sem critérios pode tornar-se uma prática muito arriscada e, por vezes, perigosa. A utilização de medicamentos sem prescrição médica, tais como, laxantes, antiácidos, vitaminas e anti-gripais pode levar a conseqüências indesejáveis quando associados a outros medicamentes.

Distúrbios do estômago e do fígado podem afetar a absorção de medicamentos alterando a sua resposta. A utilização simultânea de vários medicamentos pode também levar a distúrbios. O uso continuado de determinados diuréticos ou de cortisona leva a perda de potássio, aumentando o risco de arritmias do coração em pessoas que também fazem uso de digitálicos.

A deficiência de vitamina C, não rara na terceira idade, pode facilitar reações adversas aos medicamentos. Cortisona, vários tranqüilizantes e antialérgicos aumentam o apetite. Digitálicos e antiinflamatórios levam a perda do apetite. Vários diuréticos, alguns tranqüilizantes e anticoagulantes tendem a provocar aumento da glicose no sangue. A aspirina e os barbitúricos podem diminuir a glicemia. O idoso tende a ser mais sensível aos efeitos sedativos de tranqüilizantes.

Para que sejam evitados transtornos pelo uso indevido de medicamentos é necessário informar sempre ao médico todos os medicamentos que estão sendo utilizados e obter o máximo de informações possíveis sobre eles para evitar as suas possíveis reações com outras substâncias. Deve-se evitar tomar medicamentos prescritos para outras pessoas acreditando que seus resultados são idênticos para todos. Nunca deve se tomar medicamento com data vencida e qualquer sintoma diferente deve ser sempre comunicado ao médico.


Ao Pharmacêutico São José dos Campos

Farmácia de Manipulação e Homeopatia
12 3921 5099 | Praça Elza Ferreira Rahal, 63
Jardim São Dimas - São José dos Campos-SP

Extraído do texto do Dr. João Roberto D. Azevedo publicado no site www.v
idaesaudeonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário